TRABALHO DE HIST RIA
Atividades econômicas
Panamá
Paraguai
Nome: Gabriela Erthal
Turma:202
Professora: Gelsa
Matéria: História
Panamá
A fortemente dolarizada economia do Panamá apóia-se num bem desenvolvido setor de serviços, que responde por 3/4 do Produto Interno Bruto.
SETOR PRIMÁRIO
Os principais cultivos são a banana, a cana-de-açúcar, o arroz, o milho e o café. A pesca é uma das atividades mais importantes do país. O principal produto mineral é o sal. Os produtos industriais abastecem somente o mercado local.
Cerca do 9% do solo do Panamá está cultivado. A maior parte da sua produção agrícola obtém-se em explorações de caráter comercial e está destinada à exportação.
Os principais cultivos e grupos de cultivos, segundo dados de 2006, são: cana de açúcar, e frutas, principalmente banana, e laranja; arroz milho, café e tomate.
Em 2006 a pecuária contava 1,56 milhões de cabeças de gado bovino, 286.200 de suínos e aproximadamente 14,9 milhões de aves de granja.
SETOR SECUNDÁRIO
A indústria do Panamá está basicamente orientada para a satisfação da demanda doméstica. O país depende sobretudo do seu setor de serviços de transporte e logística orientados para o comércio mundial, tendo como centro o Canal do Panamá. Ao redor do Canal estão portos de transbordo de contêineres, zonas francas de comércio, ferrovias e o maior entroncamento aéreo de passageiros da América Latina. Também conta com o maior centro financeiro Latino-Americano.
PARAGUAÍ
O Paraguai é um país de serviços, eles são responsáveis por 60% do PIB, mas é um dos poucos países do mundo em que a agricultura, com 21%, contribui mais do que a indústria (19%).
Quase a metade da população daquele país vive da agricultura e da agroindústria. Estes produtos produzidos pelo Paraguai são mais baratos do que os dos seus vizinhos, visto que, nas regiões de fronteira há um intenso contrabando. Os principais produtos são: soja, trigo, mandioca,