Sistema reprodutor
Segundo DÂNGELO e FATTINI (2002), “a capacidade do ser vivo de gerar outro ser vivo da mesma espécie, isto é, com as mesmas características, dá-se o nome de reprodução. (...) o sistema reprodutor é o encarregado de executá-la”.
Sistema Reprodutor, também chamado de sistema genital, é um termo usado para denominar um conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução humana. É constituído por órgãos que formam o aparelho genital masculino e feminino.
O aparelho genital masculino é formado por: Testículos, em número par, situam-se na bolsa escrotal; Epidídimos, que recobre cada testículo, como um goro; Canais deferentes, longo canal que sai do epidídimo; Vesículas seminais, glândulas que produzem o líquido seminal; Canais ejaculadores, Segmento das vias espermáticas que prolonga o canal deferente; Próstata, glândula ímpar exclusiva do homem; Glândula bulbouretral (de Cowper), em número de duas, se localizam junto à uretra proximal; Uretra, canal condutor da urina; Pênis, órgão copulador, encerra no seu interior dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso e Escroto, bolsa músculo-cutânea onde estão contidos os testículos, epidídimo e primeira porção dos ductos deferentes..
O aparelho genital feminino é formado pelos seguintes segmentos: Ovários, órgãos produtores de gametas; Tuba uterina, que são condutos que ligam os ovários ao útero; Útero, que fica situado na região pélvica, entre o reto e a bexiga urinária; Vagina, órgão copulador da mulher; Vulva, que é formada pelos pequenos e grandes lábios e Mamas.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é dividido em: Testículos, Epidídimo, Canais deferentes, Vesículas seminais, Canais ejaculadores, Próstata, Glândula bulbouretral (de cowper), Uretra, Pênis e Escroto.
Testículos
São em número de