sistema reprodutor humano
O sistema ou aparelho reprodutor humano é constituído no sexo masculino pelos testículos, ductos genitais, glândulas acessórias e pênis e no sexo feminino pelos ovários, dois ovidutos (também denominados trompa de Falópio), útero, vagina e duas glândulas mamárias. Fig. 1 - Esquema geral do Aparelho Genital Masculino
TESTÍCULOS: Em número de dois, apresentam-se envolvidos por uma espessa cápsula de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas, a albugínea. 2 Os testículos são constituídos por uma série de túbulos enovelados, túbulos seminíferos, na parede dos quais são formados os espermatozóides, originários das células germinativas primárias (espermatogênese) (fig.2). As duas extremidades de cada túbulo drenam para rede de dutos no epidídimo de onde os espermatozóides passam para o canal deferente, deste para o ducto ejaculador e dai para a uretra prostática por ocasião da ejaculação. Entre os túbulos no testículo existem ninhos de células que contém grânulos de lipídeos (células intersticiais de Leydig), as quais secretam testosterona para a circulação.
ESPERMATOGÊNESE: as espermatogônias, células germinativas primárias localizadas junto à lâmina de base dos túbulos seminíferos, evoluem para espermatócitos primários, sendo este processo iniciado durante a adolescência, por ação hormonal. Os espermatócitos primários reduzem, pela divisão meiótica, o número de cromossomos em dois estágios: espermatócitos secundários e em espermátides; este último contém o número haplóide de 23 cromossomos. Após as espermátides sofrerem maturação formam-se os espermatozóides (fig.3).
Fig. 2 - Testículo e Túbulo Seminífero
O número estimado de espermátides formadas de uma única espermatogônia é 512. No homem, a formação de espermatozóide maduro, a partir da célula germinativa primária, no processo regular de espermatogênese leva em média 74 dias.
Cada espermatozóide é uma complicada célula móvel, rica em DNA, cuja cabeça é