sistema osteomuscular
O sistema osteomuscular compreende principalmente a dois sistemas da fisiologia humana: o sistema ósseo e o sistema muscular. A função do sistema ósseo é de proteger, sustentar, armazenar e liberar os íons de cálcio e potássio, permitir o deslocamento do corpo servindo como alavanca e de produzir certas células do sangue. Os ossos trabalham em conjunto com os músculos que são responsáveis pelo movimento.
No sistema muscular existe a divisão dos músculos que são lisos e estriados. O músculo liso não faz parte do aparelho locomotor, pois eles são responsáveis pela formação de órgãos como o estomago, intestinos, artérias, etc. sendo dividido em dois grandes grupos: músculo liso multiunitário e músculo liso unitário ou sincicial. O músculo estriado pode ser do tipo músculo esquelético e músculo cardíaco. Os músculos estriados esquelético fazem parte do aparelho locomotor sendo um tipo de músculo voluntário. O músculo estriado está também presente na arquitetura cardíaca, sendo o músculo estriado cardíaco involuntário.
Os músculos esqueléticos ficam ligados aos ossos pelos tendões que são formados por tecido conjuntivo altamente denso rico em colágeno no qual se liga de um lado ao periósteo camada de tecido conjuntivo presente nos ossos e do outro as camadas de tecidos conjuntivos que revestem o ventre muscular ou músculo propriamente dito, os fascículos e as fibras. E a ligação de um osso a outro ou outros é chamado de juntas ou articulações.
Os ossos se classificam como longo, plano, curto, irregular, pneumático e sesanoides.
O sistema muscular é composto pelo conjunto de músculos do corpo humano, são encontrados cerca de 600 músculos no corpo humano e eles representam cerca de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos têm a capacidade de contrair ou relaxar e proporcionam movimentos que permitem que a pessoa ande, corra, salte, impulsione o alimento através do tubo digestivo, promove a circulação do sangue no organismo, etc.
Para