Doenças do sistema osteomuscular
DORT: lesões por esforços repetitivos caracterizada por dor crônica, que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos. Sinais e sintomas
• dor espontânea ou à movimentação passiva, ativa ou contra-resistência;
• alterações sensitivas de fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição,perda ou aumento de sensibilidade, agulhadas, choques;
• dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, e áreas de hipotrofia ou atrofia.
ALGUMAS DOENÇAS DO SISTEMA
ARTROSES
Caracteriza-se por alterações bioquímicas e anatômicas progressivas nas articulações, com comprometimento de sua estrutura e função.
Localizam-se principalmente na articulação coxo-femoral (coxartrose), no joelho (gonartrose), na coluna vertebral (cervicartrose, dorsaltrose, lombartrose, discartrose), nas mãos (rizartrose do polegar), nos pés (hálux valgo).
SINOVITES E TENOSSINOVITES
Doenças inflamatórias que comprometem os tendões, em decorrência das exigências do trabalho. Os casos crônicos estão, geralmente, associados a trabalhos com movimentos repetitivos aliados à exigência de força.
SINOVITE é a inflamação dos tecidos sinoviais (membrana sinovial).
TENOSSINOVITE é a inflamação dos tecidos sinoviais que envolvem os tendões em sua passagem por túneis.
TENDINITES são inflamações do tecido próprio dos tendões, com ou sem degeneração de suas fibras.
FASCITES são inflamações de fáscias e de ligamentos.
SINTOMAS: Parestesia; Edema; Rigidez matinal; Limitação dos movimentos; diminuição da produtividade; ansiedade, irritabilidade - 100% dos pacientes.
DEDO EM GATILHO: Comprometimento dos tendões flexores profundos dos dedos e do tendão flexor longo do polegar. É desencadeado por situações em que existe uma combinação de movimentos repetitivos com esforço.
TENOSSINOVITE DE QUERVAIN
Inflamação da bainha