DOENÇAS DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR
O capitulo das doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo Relacionadas com o Trabalho inclui entidades representativas de dois extremos da patologia ocupacional: de um lado doenças antigas, praticamente inexistentes na atualidade, como a Gota induzida pelo Chumbo, a Fluorose do Esqueleto, a Osteomalácea, e de outro, o grupo das Doenças Osteo-Musculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), também conhecidas por Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou cumulative trauma disorders (CTD), repetitive strain injury (RSI), occupational overuse syndrome (OOS), occupational cervicobrachial diseases (OCD), nos países de anglofônicos, de crescente importância médico-social, em todo mundo.
De acordo com o critério adotado na organização deste Manual, utilizando a taxonomia proposta pela CID-10, algumas doenças consideradas como pertencendo ao grupo das LER/DORT – “Transtornos do plexo braquial”; “Mononeuropatias dos membros superiores” e “Mononeuropatias dos membros inferiores” - estão incluídas no Capítulo das “Doenças do Sistema Nervoso Relacionadas com o Trabalho”, descritas no Capítulo 11 deste Manual de Procedimentos. Assim, os interessados nesse grupo de distúrbios devem reportar-se, também, aquele capítulo.
Considerando a freqüência e complexidade dos DORT/LER, serão enfocados nesta Introdução aspectos conceituais, epidemiológicos, explicações fisiopatológicas e formas de lidar com o problema, mais gerais, antes da abordagem dos quadros específicos.
As transformações em curso no mundo do trabalho, decorrentes da introdução de novos modelos organizacionais e de gestão têm repercussões ainda pouco conhecidas sobre a saúde dos trabalhadores, dentre as quais se destacam as LER/DORT. Este grupo de transtornos apresenta como características comuns, o aparecimento e evolução de caráter insidioso e uma origem multifatorial complexa na qual se entrelaçam inúmeros fatores causais, entre eles as exigências mecânicas repetidas por períodos de