trabalho de biologia
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.
QUAIS AS CONSEQUENCIAS QUE A DENGUE CAUSA?
Muitas vezes essa doença não tem sintomas, podendo então ser confundida com uma gripe forte, sarampo, rubéola etc. Quando aparecem, geralmente, os sintomas são: dores pelo corpo; febre; que dura cerca de sete dias; manchas vermelhas; fraqueza; falta de apetite; cefaléia e dores nos olhos.
O diagnóstico da dengue pode ser conseguido através de testes laboratoriais, onde se analisa o sangue do paciente para se conseguir uma resposta.
COMO PODEMOS EVITAR A DENGUE?
Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais