Sistema Ortorrombico
Introdução......................................................................................................... 03
Desenvolvimento.............................................................................................. 04
Conclusão......................................................................................................... 11
Referência ........................................................................................................ 12
INTRODUÇÃO O presente trabalho é sobre “Sistemas Cristalinos”, sendo aprofundado no sistema cristalino ortorrômbico. Com o objetivo de mostrar caracteristicas desse sistema, como eixos de simetria, possiveis formas, tipos e apresentar exemplos. A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites como o banco de dados da UNESP e alguns outros que tratam da matéria especifica.
DESENVOLVIMENTO
Todos os minerais possuem um estrutura cristalina, assim formam cristais. Há, é claro, aqueles chamados amorfos, que são aqueles que não possuem essa estrutura ordenada, que é o que define os cristais.
Alguns minerais podem exibir cristais bem formados, com todas as suas faces, esses são chamados de cristais euédricos. Exemplos deles são as granadas, as zeólitas e muitas variedades de quartzo, como o quartzo enfumaçado e o quartzo incolor. Outros minerais, por sua vez, raramente são vistos em cristais euédricos. É o caso da rodonita, da rodocrosita e do quartzo róseo.
Sendo raros ou comuns, todos os cristais são classificados segundo suas características geométricas, em um dos sete sistemas cristalinos. Para a definição das estruturas cristalinas são necessários três eixos cristalográficos que podem possuir comprimentos e ângulos entre eles diferentes. Os eixos cristalográficos são um conjunto de linhas imaginárias paralelas às arestas limitantes das principais faces de um cristal, e que se interceptam no centro da cela