Modelos Atômicos
A constituição da matéria é estudada há muito tempo, desde cerca de 400 anos a.C, quando Leucipo e Demócrito propuseram que a matéria era constituída de minúsculas partículas indivisíveis, a qual deram o nome de átomo.
Assim, ao longo do tempo, diversos cientistas tentaram definir o átomo e a sua respectiva forma, dando inicio às teorias e modelos atômicos.
Modelos Atômicos
1. John Dalton
John Dalton foi professor da universidade inglesa de New College de Manchester, e também o criador da primeira teoria atômica.
Acreditando nas leis de conservação da massa, o modelo de Dalton baseou-se no seguinte modelo:
• Toda matéria é composta de partículas fundamentais, os átomos.
• Os átomos são permanentes e indivisíveis, eles não podem ser criados nem destruídos.
• Os elementos são caracterizados por seus átomos. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos.
• Átomos de diferentes elementos têm propriedades diferentes.
• As transformações químicas consistem em uma combinação, separação ou rearranjo de átomos.
• Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
Com isso ele explicou por que a massa é conservada nas reações químicas, pois se a massa do átomo não se altera consequentemente a massa de um produto de uma reação será a soma da massa de seus reagentes.
Assim, Dalton propôs que o átomo era uma esfera maciça, impenetrável, indestrutível e sem carga. Seu modelo atômico foi chamado de “modelo atômico da bola de bilhar”
2. J.J Thomson
Joseph John Thomson conseguiu por meio de seus estudos descobrir que o átomo não era indivisível e que, segundo ele, o mesmo era composto por uma esfera positivamente carregada que era incrustada por pequenas partículas negativamente carregadas (elétron).
Ele chegou a essa conclusão observando que os raios catódicos continham partículas carregadas eletricamente, e provou essa