SISTEMAS CRISTALINOS
AS SETE CLASSES DOS SISTEMAS CRISTALINOS E SEUS
RESPECTIVOS MINERAIS
A estrutura cristalina, constituinte dos sistemas cristalinos, está diretamente ligada à organização dos átomos de forma geométrica. Essas estão presentes em materiais diversos, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, metais e a maior parte dos minerais, os quais apontaremos ao longo da pesquisa em seus respectivos sistemas. Sistemas estes que se dividem da seguinte forma:
1 - Sistema cúbico
2 - Sistema hexagonal
3- Sistema trigonal
4 - Sistema tetragonal
5 - Sistema ortorrômbico
6 - Sistema monoclínico
7 - Sistema triclínico
Sistema Cúbico:
(insere pesquisa)
Sistema Hexagonal:
(insere pesquisa)
Sistema Trigonal:
(insere pesquisa)
Sistema Tetragonal:
(insere pesquisa)
Sistema ortorrômbico:
Este sistema cristalino é caracterizado por três eixos cristalográficos, ambos perpendiculares, mas cada um com um comprimento. Além disso, possui três eixos binários de rotação ou um eixo de rotação binário e também dois planos de imagem reflexa. Permitindo 59 grupos espaciais. Produz estruturas de grande complexidade tendo como uma característica comum a todos os cristais deste sistema o apresentarem, ao menos, um eixo binário de simetria.
No que se diz respeito aos cristais referentes ao sistema ortorrômbico, ele comporta 28,6 % das espécies minerais conhecidas, sendo exemplos topázio, crisoberilo e zoisita.
Importante ressaltar, os grupos pontuais deste sistema cristalográfico: nome internacional
Schoenflies
exemplo ortorrômbico bipiramidal
D2h
Enxofre
ortorrômbico piramidal
C2v
ortorrômbico esfenoidal
D2
Sistema monoclínico:
É um sistema cristalino que se caracteriza por três eixos cristalográficos de diferentes comprimentos. Os ângulos α e γ têm 90º e o ângulo β, um