Sistema Operacional
1) O que é política de escalonamento de um sistema operacional?
R: Uma política de escalonamento é composta por critérios estabelecidos para determinar qual processo em estado de pronto será escolhido para fazer uso do processador.
2) Quais os principais critérios utilizados em uma política de escalonamento?
R: Utilização do processador, throughput, tempo de processador, tempo de espera, tempo de turnaround e tempo de resposta.
3) Diferencie os tempos de processador, espera, turnaround e resposta.
R: Tempo de Processador é o tempo em que um processo leva em seu estado de execução (influenciado pela aplicação e pelos dados). Tempo de Espera é o tempo em que o processo fica na fila de pronto. Tempo de Turnaround é o tempo que um processo leva desde a sua criação até seu término. Tempo de Resposta é o tempo decorrido entre uma requisição e o instante de exibição da resposta.
4) Diferencie os escalonamentos preemptivos e não-preemptivos.
R: Escalonamento Preemptivo: É quando o sistema pode interromper um processo em execução, para que outro utilize o processador, é utilizado em sistemas de tempo compartilhado e permite tratar processos com prioridades. Escalonamento não-preemptivo: Utilizado nos primeiros sistemas multiprogramáveis, O processador é dedicado a somente um processo por vez e não existe a mudança de contexto.
5) Qual a diferença entre os escalonamentos FIFO e circular?
R: Escalonamento FIFO (first-in first-out): O processo que chegar primeiro é o primeiro a ser executado utiliza apenas uma fila, onde os processos que estão em estado de pronto são inseridos somente no final da fila e os processos no inicio da fila são escalonados primeiro. Escalonamento circular: Utiliza o conceito de fatia de tempo do processador, o processo no inicio da fila é escalonado primeiro, quando há a preempção, o processo é retirado da CPU e é colocado no final da fila de prontos, a fila de processos no estado de