Sistema operacional
Todos os sistemas operacionais fabricados até hoje, tem por finalidade com o propósito de tornar a utilização do computador mais eficiente e mais conveniente, tendo por resultado uma utilização mais eficiente e maior retorno no investimento feito no hardware, significando mais trabalho obtido do mesmo hardware.
Usando a comparação, Silberschatz fica fácil compreendermos como é o funcionamento de um sistema operacional. Um computador com o SO instalado poderá dar acesso a todo o seu conteúdo que esta arquivada no disco rígido do computador, podendo manípulos conforme a necessidade do usuário.
Um sistema operacional é semelhante a um governo. Os componentes de um sistema operacional são: hardware, software e dados. Os sistemas operacionais estabelecem uma forma para utilizar adequadamente esses recursos na operação do sistema computacional. Como um governo, o sistema operacional não desempenha função útil para si próprio. Ele simplesmente fornece um ambiente no quais outros programas podem realizar algum trabalho útil.
O sistema Linux é dividido em três componentes principais: o núcleo, que é responsável por todos os processos do sistema operacional. A biblioteca do sistema é onde esta alocada, todas as rotinas que o sistema deverá interagir com o núcleo, e utilitários do sistema são os programas de gerenciamento especializado que podem ser utilizados somente para iniciar o sistema como podem ficar em execução em todo tempo que se o mesmo estiver em funcionamento. Conforme foi evoluindo, os programadores que contribuem para o sistema operacional Linux foram se preocupando em criar uma diretriz de padronização, onde ele tivesse uma grande eficiência e rapidez. Um dos motivos dessa