Sistema operacional
Passo 3
Relatório 03: Técnica de Gerenciamento de Memória-
Windows 7:
Gerenciamento ou gestão de memória é um complexo campo da ciência da computação e são constantemente desenvolvidas várias técnicas para torná-las mais eficientes. Está relacionada à duas tarefas essenciais:
Alocação: Quando um programa requisita um bloco de memória, o gerenciador o disponibiliza para alocação.
Reciclagem: Quando um bloco de memória foi alocado, mas os dados não foram requisitados por um determinado número de ciclos ou não há nenhum tipo de referência a esse bloco pelo programa, esse bloco é liberado e pode ser reutilizado para outra requisição. Linux: O Linux é um sistema multiprocessos e multiusuários. Então devemos ter um controle rígido sobre a memória para que um processo não sobreponha os recursos (memória) utilizados pelo outro. Ele possui dois sistemas de gerenciamento de memória. O primeiro é o sistema de gerenciamento de memória física. Ele cuida da alocação e liberação de blocos de memória. O segundo é o sistema de gerenciamento de memória virtual. Este tem o papel de "enganar" os processos dizendo que há memória suficiente quando não há. Esta técnica pode melhorar a performance do sistema operacional.
Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual:
Linux:
O sistema de memória virtual do Linux é responsável pelo uso do espaço de endereçamento de cada processo. Esse sistema aloca espaço de memória virtual sob demanda e gerencia a transferência de páginas entre o disco e a memória, quando necessário. No Linux, o administrador de memória virtual usa duas visões do espaço de endereçamento de um processo: como um conjunto de regiões separadas e como um conjunto de páginas.
A primeira dessas visões do espaço de endereçamento é a visão lógica, que descreve as instruções recebidas pelo sistema de memória virtual relativas á organização do espaço de endereçamento. Nessa visão, o espaço de endereçamento consiste em regiões separadas, cada qual