Bebeidas alcoolica e não alcoolicas
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA. CURSO DE NUTRIÇÃO.
HELLENICE OLIVEIRA GOMES.
ATIVIDADE EXTERNA À DISCIPLINA DE BROMATOLOGIA.
BEBIDAS ALCOÓLICAS E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS.
GOIÂNIA
2012.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO
E FISIOTERAPIA.
CURSO DE NUTRIÇÃO.
HELLENICE OLIVEIRA GOMES.
ATIVIDADE EXTERNA À DISCIPLINA DE BROMATOLOGIA.
BEBIDAS ALCOÓLICAS E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS.
Trabalho para obtenção das horas AED da disciplina de Bromatologia do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Professora Orientadora: Zélia.
GOIÂNIA
2012.
Bebidas alcoólicas e bebidas não alcoólicas.
A qualidade da produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas no Brasil é fundamental para a conquista do mercado interno e do externo.
O Ministério da Agricultura, por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), atua na identificação, condição higiênico-sanitária e na qualidade tecnológica de cerca de dez mil estabelecimentos produtores de bebidas, vinhos e vinagres registrados na Coordenação Geral de Vinhos e Bebidas (CGVB).
Os produtos destacados em volume de registros são:
Bebidas alcoólicas: aguardente de cana, cachaça, coquetel, licor, cerveja, fermentado de fruta, vodka, uísque, vinho e espumante.
Bebidas não alcoólicas: refrigerante, refresco, preparado sólido para refresco, néctar, chá, suco e polpa.
A legislação sobre bebidas trata da padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização. Dispõe, também, sobre produção, circulação e comercialização do vinho e dos derivados da uva e do vinho.
A estrutura legal constitui-se das leis nº 8.918, de julho de 1994, e nº 7.678, de novembro de 1988, bem como de seus decretos regulamentadores (Decreto nº 6.871/09 e Decreto nº 99.066/1990) e Instruções Normativas de registro.
DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009