SISTEMA OPERACIONAL MS-DOS
Há algum tempo atrás, a IBM decidiu entrar no mercado dos computadores pessoais e escolheu um microprocessador de 16 Bits.
Foi encontrada assim a necessidade de encarregar ou de produzir um sistema operacional que controlasse o microprocessador Intel 8088 que havia sido escolhido para sua nova criatura. Esta foi batizada com o nome de Personal Computer (PC para os íntimos). Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
CARACTERÍSTICAS DO MS-DOS. Sistema monousuário que possibilita a organização dos arquivos em estruturas de diretórios e sub-diretórios. O sistema está dividido internamente em quatro partes:
Registro de Boot - Inicializa o sistema, verifica as condições internas e gerencia a carga dos demais arquivos do sistema para a memória.
PRINCIPAIS COMANDOS
Comando: MD
Ação: Cria diretórios
Comando: RD
Ação: Apaga diretórios (somente quando vazios)
Comando: DEL
Ação: Apaga um ou mais arquivos.
Comando: DIR
Ação: Mostra o conteúdo de um diretório
Comando: XCOPY
Ação: copia diretórios inteiros
Comando: REN / RENAME
Ação: Renomeia arquivos.
SISTEMA OPERACIONAL LINUX
Linux é um termo muito utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão dois) para que qualquer pessoa o possa utilizar estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
O núcleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários