Software
Os softwares podem ser divididos em três grandes grupos: os básicos, os aplicativos e os utilitários. Softwares básicos são os programas necessários ao funcionamento do hardware, sendo mais voltados para a máquina do que para o próprio usuário. Nesse grupo, encontram-se o sistema operacional e as linguagens de programação. O sistema operacional coordena os componentes internos e gerencia a alocação dos recursos. Sem ele, o computador não passa de um monte de placas e componentes sem função alguma.
Você já deve ter usado (ou deve estar usando) uma máquina com o Windows. do computador, é um sistema operacional. Além do Windows, o DOS, o Linux e o Unix são exemplos de sistemas operacionais. As linguagens de programação são utilizadas para criar os softwares desta e das duas próximas categorias.
Softwares aplicativos são programas que realizam tarefas específicas, auxiliando os usuários a executarem essas tarefas. Podem ser criados especificamente para um usuário (um cliente), de forma a atender a um caso particular, mas também podem ser criados para uma vasta gama de atividades, em diversos setores, como: comércio, indústria etc. Alguns exemplos destes softwares são os editores de texto (como o Word), as planilhas eletrônicas (como o Excel), o editor de slides (como o PowerPoint), a folha de pagamentos, entre outros.
Softwares utilitários são programas desenvolvidos para auxiliar a manutenção e a configuração do computador e de seus periféricos. Nessa categoria, entram os programas antivírus (para eliminar vírus de computadores), os compactadores e descompactadores de arquivos (para diminuir o tamanho de um ou mais arquivos, de forma que ocupem menos memória), recuperadores de disco, entre outros. Suponha que em um anúncio existem as informações abaixo.
Software: Windows XP, Microsoft Word; Antivírus Norton e um pacote para controle financeiro doméstico. Em quais categorias esses softwares se enquadrariam? O Windows XP é um