Sistema Nervoso
Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos.
Sendo assim, o sistema nervoso constitui uma complexa rede transmissora que possibilita a relação do organismo com o ambiente, seja ele externo (fora do corpo) ou interno (dentro do corpo). O sistema nervoso é formado pelas seguintes estruturas:
⋅ sensoriais, que captam estímulos externos e internos;
⋅ integradoras, que processam e guardam as sensações nervosas;
⋅ motoras, que produzem movimentos musculares e secreções glandulares.
O ser humano apresenta o sistema nervoso mais complexo de todos os seres vivos; sendo composto pelo sistema nervoso central (o encéfalo e a medula espinhal) e os nervos periféricos, que servem todas as partes do corpo.
Os animais invertebrados possuem sistemas muito mais primitivos. Uma esponja, por exemplo, não tem nervos, são aneuromiários. Comparação entre os Os cnidários possuem uma rede espalhada vários tipos de sistemas de células nervosas, que forma o sistema nervoso difuso, enquanto os platelmintes apresentam um sistema ganglionar, com gânglios cerebrais e um par de cordões nervosos. As minhocas apresentam uma disposição semelhante, que consiste em nervos laterais que se ramificam em cada segmento do corpo. Nos insetos, o gânglio cerebral forma um “cérebro rudimentar” que controla as diversas atividades.
Os Neurônios
As células nervosas ou neurônios são especializadas na propagação dos impulsos nervosos. A estrutura dessas células é formada por: corpo celular; dendritos (expansões do corpo celular); axônio; telodendros (ramificações terminais dos axônios).
Veja mais em: Neurônios
Sinapse
É a região entre os terminais axônicos de um neurônio e a superfície de outra célula, que pode ser um