Sistema Nervoso
Anatomia e Funções
Sumário
1. SISTEMA NERVOSO
2. SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
3. DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO COM BASE EM CRITÉRIOS FUNCIONAIS
4. NEURÔNIOS
5. CÉREBRO
6. AREAS CEREBRAIS E FUNÇÕES CORRELATAS
7. SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
8. LESÃO MEDULAR
1 – SISTEMA NERVOSO:
O sistema nervoso é o conjunto de órgãos responsáveis pelo controle, comando e manutenção do funcionamento dos demais sistemas fisiológicos, mantendo um equilíbrio entre o meio externo e interno (homeostase), permitindo que o indivíduo não só atue como um conjunto, mas também de maneira ajustada ao meio ambiente que o cerca.
1.2 – DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO:
O sistema nervoso é um todo. Sua divisão tem papel unicamente didático, pois as várias partes estão intimamente relacionadas do ponto de vista morfológico e funcional.
O estudo do sistema nervoso é facilitado através da divisão em partes anatômicas, que se dá da seguinte maneira:
Sistema Nervoso Central
Sistema nervoso Periférico
Nervos
1.2.1 – SISTEMA NERVOSO CENTRAL:
Está compreendido no interior do esqueleto axial: crânio e coluna vertebral. É o conjunto: encéfalo, ponte, bulbo, cerebelo e medula espinhal.
No SNC chegam as informações relacionadas aos sentidos (audição, visão, tato, olfato, paladar) e é dele que partem as ordens destinadas a glândulas, órgãos e músculos.
1.2.2 – ANATOMIA DO SNC
Na imagem acima é possível verificar detalhadamente a anatomia do Sistema Nervoso Central com suas subdivisões.
Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana, protegendo o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - também denominada raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteção esquelética: dura-máter, aracnóide e pia-máter. Entre as meninges aracnóide e pia-máter há um espaço preenchido por um líquido denominado líquido cefalorraquidiano ou líquor.
2 –SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Compreende-se fora do esqueleto axial, ligando-se ao SNC