SISTEMA NERVOSO
ANDREZA QUITITE – nº 03
RAPHAEL PIAZZI – nº 17
LETÍCIA ALMEIDA – nº 21
SISTEMA NERVOSO
Belo Horizonte
2013
ANDREZA QUITITE
RAPHAEL PIAZZI
LETÍCIA ALMEIDA
SISTEMA NERVOSO
3ª etapa
Biologia
Turma: 2º ano E.M.
Professor: Gilmar
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.
Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos. Sendo assim, o sistema nervoso constitui uma complexa rede transmissora que possibilita a relação do organismo com o ambiente, seja ele externo (fora do corpo) ou interno (dentro do corpo).
Nosso sistema nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central (composto pelo encéfalo e medula espinal) e sistema nervoso periférico (composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central).
DESENVOLVIMENTO
I. Importância
Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla todos os seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que,