Hidrologia
R: É uma ciência dedicada ao estudo das águas. Ela estuda a ocorrência de água em determinados locais, sua circulação, propriedades químicas e físicas, leis e fenômenos interativos que ocorrem entre a água e o meio ambiente.
Objetivo dos recursos hídricos:
R: É a distribuição equilativa das disponibilidades hídricas entre os usuários competitivos. Quanto maior a escassez do recurso hídrico, maior a importância do gerenciamento.
O que é bacia hidrográfica?
R: É o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das chuvas para esse curso d’água e rios menores. Ela é formada pelos desníveis dos terrenos que orientam o curso d’água, sempre do mais alto para o mais baixo.
Ciclo hídrico:
R: Nada mais é do que a mudança de uma estado para o outro da água.
Precipitações:
Ocorrem quando o vapor d’água contido na atmosfera constitui um reservatório potencial de água, que, ao condensar-se, possibilita as ocorrências das precipitações (chuvas).
Tipos de precipitações:
Orográficas: Resulta quando uma massa de ar quente e úmida movendo-se ao longo de uma região é forçada a ascender, devido a uma obstrução, como uma cadeia de montanhas. Ex: Chuvas das encostas do mar. Convectiva: Resulta quando uma massa de ar instável rapidamente se eleva na atmosfera a partir de uma área que se aqueceu. Ex: Chuva de verão. Frontal: Resultante do confronto entre duas grandes massas de ar, uma quente e outra fria. Se a massa fria é quem avança, o resultado é uma frente fria; Se é a quente quem avança, uma frente quente se desenvolve. Ex: Chuva de menor intensidade e maior duração.
Interceptação:
É a parte da precipitação retida acima da superfície do solo, devido principalmente a presença de vegetação.
Evaporação:
É um processo físico de mudança de fase, passando do líquido para o gasoso.
Evapotranspiração:
É a forma pela qual a água da superfície terrestre passa pra atmosfera no estado de vapor. Esse processo envolve a evaporação da água dos rios, lagos, solos,