Resenha “Administração essa desconhecida”
No princípio de 1850 o fenômeno da administração era desconhecido, sendo assim como os empreendimentos comandados por administradores. Entre as companhias, a maior delas foi a companhia manufatureira conhecida como fábrica de fiação de algodão em Manchester, na Inglaterra, um dos negócios mais lucrativos da época, não havia administrador, somente supervisores de primeira linha, ou encarregados, trabalhadores também, impondo disciplina sobre um grupo de companheiros “proletários”.
Em menos de 150 anos, a administração transformou a estrutura social e econômica dos países desenvolvidos, criando uma economia global e estabelecendo novas regras para que os países participassem dessa economia de igual para igual, fazendo com que a própria administração também se transforme e não mude seu objetivo fundamental. Entretanto, o sentido principal dessa tarefa mudou, transformando a mão de obra de trabalhadores não especializados numa mão de obra mais eficaz e de alto conhecimento.
Poucos executivos estão a par do impacto tremendo que a administração causou. Como resultado, eles estão despreparados para enfrentar os grandes desafios que surgem, pois os problemas mais importantes que os gestores enfrentam não vêm da tecnologia ou da política. Eles são causados, por incrível que pareça, pela administração bem sucedida.
Comparando oitenta anos atrás com os dias de hoje, reparamos que poucos tinham o conhecimento da existência da administração e quando isso foi tomando conhecimento à maioria das pessoas nos países desenvolvidos viviam de três atividades, como empregados domésticos, fazendeiros e finalmente havia os operários nas indústrias, que foi a ocupação que mais cresceu rapidamente abrangendo cerca de 40% da força de trabalho dos EUA. Hoje, os empregados domésticos quase sumiram, fazendeiros fazem tempo integral e os operários nas indústrias estão decrescendo. O maior grupo, mais de um terço total, consiste de trabalhadores que o