Sistema nervoso
O presente trabalho aborda “Divisão Celular - Mitose”, Segundo Muller (2006:51) “A mitose é um processo de divisão celular em que ocorre uma duplicação cromossômica para cada divisão celular. Assim, a quantidade e a qualidade dos cromossomas da célula-mãe são mantidos nas células-filhas”.
Este processo ocorre em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase (SOARES, 1997:6). Prófase – é a etapa mais longa da mitose, onde os filamentos de cromatina se condensam, originando umas estruturas grossas e curtas – os cromossomas. Metáfase – é a etapa onde o fuso acromático se vai ligar aos centrômeros dos cromossomas, que já atingiram o encurtamento máximo, formando assim a placa equatorial, onde os cromossomas se dispõem voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora Anáfase – dá-se a fragmentação dos centrômeros, separando assim os cromatídeos, passando cada um destes a formar agora um cromossoma; as fibras do fuso acromático começam a encurtar levando assim os cromossomas para os polos – ascensão polar; Telófase – passa-se exatamente o contrário da prófase, ou seja, a cromatina vai descondensar e alongar, o fuso acromático dissolve-se, a membrana nuclear irá reaparecer dispondo-se à volta dos cromossomas, formando assim dois núcleos novos. Terminada a mitose, vai ocorrer então a citocinese, que consiste na separação do citoplasma da célula-mãe, em duas partes iguais, originando assim as duas novas células.
Ciclo Celular
As células se reproduzem pela duplicação de seus conteúdos e, então, dividem-se em duas. Este ciclo de divisão celular é a maneira fundamental pela qual todos os seres vivos são reproduzidos.
Uma célula em crescimento passa por um ciclo celular que compreende essencialmente em dois períodos: a interfase e a divisão. Por muitos anos, os citologistas preocuparam-se primordialmente com o período de divisão, durante o qual profundas alterações cromossômicas eram vistas ao microscópio óptico, enquanto a interfase