Sistema nervoso
O Sistema Nervoso proporciona um mecanismo que possibilita a reação do corpo com as mudanças contínuas nos meios internos e externos, assimilação de experiências necessárias para memória, aprendizado e inteligência. Também controla e integra as diversas atividades do corpo. O cérebro controla tudo o que o corpo faz, os movimentos, os pensamentos e a memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que, então, têm um forte efeito sobre outras partes do corpo.
O sistema nervoso é dividido em:
Sistema Neural Central = SNC
Consiste no encéfalo e na medula espinhal, suas principais funções são: Integrar e coordenar os sinais neurais de entrada e de saída; Realizar funções mentais superiores como pensar e aprender.
•Sistema Neural Periférico = SNP
Consiste nos nervos cranianos e espinhais:
•12 pares de nervos cranianos, que se originam no encéfalo;
•31 pares de nervos espinhais, emergem da medula espinhal.
O SNP conduz impulsos para o SNC através de órgãos dos sentidos. O SNP também conduz impulsos nervosos do SNC para outros órgãos.
Funcionalmente o sistema neural divide-se em:
•Sistema Neural Somático;
•Sistema Neural Autônomo: É uma subdivisão funcional do sistema nervoso. OS centros controladores desse sistema estão localizados no interior do encéfalo e são considerados partes do sistema nervoso central; as porções periféricas do sistema nervoso autônomo são subdivididas em divisões simpáticas e parassimpática. Na divisão simpática de modo geral, estimulam ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão sanguínea, pelo aumento da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Já no sistema parassimpático, estimula principalmente atividades relaxantes, como as