sistema nervoso
O sistema nervoso, composto por sistema nervoso central e periférico, é o sistema responsável, através de impulsos elétricos, pela monitoração, coordenação e atividade dos músculos, funcionamento dos órgãos, controla estímulos dos sentidos e ações do corpo.
Recebe esse nome, pois é composto em grande parte de nervos, pacotes cilíndricos de fibras que saem do cérebro e se ramificam pelo corpo. Em exames microscópicos é possível identificar que os nervos são constituídos principalmente de axônios e neurônios, envoltos por diversas membranas e os segregam em fascículos de nervos. Existe também o sistema nervoso somático, autônomo e entérico.
Somático: é responsável transmissão dos sentidos (audição, visão, paladar, olfato e tato) ao Sistema Nervoso Central e também pela condução de impulsos nervosos do Sistema Nervoso Central aos músculos esqueléticos.
Autônomo: envia informações de órgãos viscerais, por exemplo pulmão e estomago ao Sistema Nervoso Central. Responsável também por transmitir impulsos nervosos do SNC ao músculo liso, músculo cardíaco e glândulas. Trabalha de forma involuntária.
Entérico: é localizado no intestino e controla todos os impulsos nervosos que ocorrem dentro deste. Atua também de forma involuntária.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
A parte central do sistema nervoso é a responsável por receber e processar informações. O encéfalo e a medula espinal compõem o SNC, e são protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente, e são reforçadas pelas 3 meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter).
ENCÉFALO
O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
Cérebro: é dividido em dois hemisférios, telencéfalo e diencéfalo, unidos pelo corpo caloso, os quais são divididos em lobos e cada tipo coordena uma função especifica. A região mais interna é denominada córtex cerebral, rico em neurônios, e a região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a