Conceitos EEA
Órgão: FGA - Faculdade UnB Gama
Curso: Engenharias
Disciplina: Engenharia e Ambiente
Professora: Josiane do Socorro Aguiar de Souza
Aluno: João Paulo Nascimento Silveira
Conceitos de Acordo com o livro: Introdução à Engenharia Ambiental 2ª Edição
1 – Preservação: Conservação.
2 – Biodiversidade: é a variedade de seres vivos existem no planeta Terra, acomodando animais, plantas, fungos, micro-organismos e demais espécies.
3 – Sustentabilidade: define atividades e ações humanas que procuram suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer o futuro próximo.
4 – Ecossistema: é a unidade básica no estudo da ecologia. Em um ecossistema, o conjunto de seres vivos interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada. É um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. Compõe-se de elementos abióticos e bióticos.
5 – Sistema: é o conjunto de elementos que interagem entre si dentro de um meio e de maneira equilibrada.
6 – Ambiente:
7 – Resíduos: podem ocorrer em três fases: sólida, líquida e gasosa. São constituídos por desde aquilo que vulgarmente se denomina “lixo” (mistura de resíduos produzidos nas residências, comércio e serviços e nas atividades públicas, na preparação de alimentos, no desempenho de funções profissionais e na varrição de logradouros) até resíduos especiais, e quase sempre mais problemáticos e perigosos, provenientes de processos industriais e de atividades médicas.
8 – Poluição: é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa causar prejuízo à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies ou ainda deteriorar materiais. Alterações indesejáveis provocadas pelas atividades e intervenções humanas no ambiente.
9 – Recurso Natural: é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção.