revolucao dos bichos
Autor: Camila Gaspar
ORWELL,George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Editora Globo S.A 2003
Introdução:
O livro de George Orwell é uma crítica à Rússia Soviética e ao autoritarismo stalinista, ambos resultantes da Revolução Soviética.O livro narra as mudanças ocorridas no sistema político dos animais. Esse sistema que começa com leis simples vai sendo modificado gradativamente até se transformar em um sistema muito mais tirano do que o anterior. Os porcos que assumem o poder, pouco a pouco assumem um caráter de superioridade perante os outros animais e rompem com os ideais de igualdade, principal objetivo da revolução.
Também modificam as leis de acordo com seus interesses e iniciam um sistema de negociação com os humanos, fica cada vez mais clara a corrupção dos porcos pelo poder e o crescimento do sofrimento dos outros animais.
Resumo: A obra, conta a história de um velho porco que sonha em criar uma granja governada e administrada por animais, sem influência alguma por parte da raça humana. O dono da Granja, Sr. Jones, tranca os animais em um galinheiro. Então Major, o velho porco, reúne os animais e conta-lhes um sonho que teve sobre a revolução dos bichos. Nesse momento os animais ficam entusiasmados com a idéia,e revoltados com a atual situação, logo perceberam a necessidade de levar uma vida própria e juntam-se ao porco Major em prol da libertação. Os animais cantam o hino da revolução e acordam o dono da granja. A Revolução ocorre e, em meio a “guerra”, o Porco Major é baleado e falece três dias depois.
A partir de então, instaura-se uma espécie de “animalismo”, que tem como regras principais não dormir em camas, não usar roupas, não consumir bebidas alcoólicas, não matar outro animal, tratar como inimigos qualquer um que ande sobre duas patas. Após a expulsão do Sr. Jones da Granja do Solar, os porcos assumem a administração por se considerarem os animais mais inteligentes e