Sistema Nervoso
O sistema nervoso é o sistema mais complexo do nosso organismo. Ele é o responsável por todas as ações do nosso corpo, sejam elas voluntárias, como por exemplo, quando mexemos nossas mãos, ou involuntárias, como por exemplo, as batidas no nosso coração. A tal sistema é dividido em outros dois sistemas: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNP é dividido em mais dois sistemas, o voluntário e o autônomo, que é dividido em duas funções: simpática e parassimpática. Cada um desses sistemas tem sua função específica e é essencial ao nosso organismo. A unidade funcional do sistema nervoso é o neurônio. Estes, são células extremamente específicas e únicas, portanto, não se regeneram. Eles, são grandes responsáveis pelas sinapses, ou seja, pela troca de informações entre um neurônio e outras estruturas, que podem ser músculos, glândulas ou até mesmo outros neurônios. O trabalho aqui presente tem como objetivo desenvolver um estudo sobre o sistema nervoso em geral. Ou seja, suas divisões, estruturas, morfologia e funções.
2. Divisão do Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso é dividido em:
Sistema Nervoso Central (SNC): Inclui o encéfalo e a medula espinal. O encéfalo está localizado na cavidade craniana e a medula espinal, na cavidade vertebral, ou espinal.
Sistema Nervoso Periférico (SNP): Localiza-se externamente ao SNC e consiste de nervos que conectam o SNC com o resto do corpo. Tal sistema divide-se em dois outros: o Sistema Nervoso Voluntário e o Sistema Nervoso Autônomo.
Sistema Nervoso Autônomo (SNA): Corresponde à porção do sistema nervoso que se ocupa da inervação das estruturas involuntárias, como por exemplo, músculo cardíaco, músculo liso e glândulas. Regula diversas funções, entre elas estão as respiratórias, circulatórias e secreções. Compõe-se de centros ao nível do talo encefálico, da medula e dos gânglios; dispondo-se em sua maioria aos costados da