Destilação
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura. Esse processo pode ser bem visualizado no caso de uma mistura de água e areia:
Centrifugação
Através da centrifugação se busca aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador (que faz com que o sistema contido no tubo decante seja mais rápida). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após é extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.
Filtração Simples
A filtração simples é um método de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e consiste em fazer passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que se encontra aderido a um funil de vidro, onde o líquido atravessa e o sólido fica retido. Os filtros baseiam-se em papel de filtro ou papel sem goma. São utilizados no fracionamento de misturas heterogêneas constituídas de um sólido e um líquido.
Dissolução Simples Este processo pode implicar a quebra de ligações intermoleculares e, também, de ligações intramoleculares, durante o processo de dissolução, as partículas do soluto estabelecem interações com as moléculas de solvente. A dissolução de uma substância num solvente pode ser descrita numa sequência de três passos: Separação das partículas (moléculas ou iões) de soluto; Afastamento das partículas de solvente para formar espaços que serão ocupados pelas moléculas de soluto; Estabelecimento