sistema nervoso
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente. É formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.
Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar o seu comportamento em função de experiências passadas. Essa modificação comportamental é chamada de aprendizado, e ocorre no sistema nervoso central através da propriedade chamada plasticidade cerebral1. O Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP)
O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. É dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinhal (não confundir com medula óssea). Em uma pessoa adulta, o encéfalo pesa entre 1.3 à 1.4 kg2. O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de "células de suporte" chamadas de glia (ou gliais). A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é constituído pelos nervos3 e gânglios nervosos4 e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo.
O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). Divide-se em SNP Somático e SNP Autônomo.
O Sistema Nervoso Somático é composto por neurônios que estão submetidos ao controle