Sistema nervoso
UNIGUAÇU
CURSO DE FISIOTERAPIA
ARIEL CHAGAS NOVAKOWSKI
ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO
UNIAO DA VITÓRIA - PR
2012
ARIEL CHAGAS NOVAKOWSKI
ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO
TRABALHO APRESENTADO PELO ALUNO ARIEL CHAGAS, SOLICITADO PELO PROFESSOR ADILSON VEIGA E SOUZA E PELA PROFESSORA TANIA MARA RUIVO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA E NEURO ANATOMIA COMO MATERIA EM DEPENDECIA.
UNIAO DA VITÓRIA - PR
2012
CONTEÚDO
INTRODUÇÃO 4 SISTEMA NERVOSO 4 ANÁTOMO-FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO 7 CÓRTEX CEREBRAL 9 MEDULA ESPINHAL 12 SISTEMA NERVO SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO 15 CONCLUSÃO 16 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 17
INTRODUÇÃO 1. SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é o corpo colecor de informação, centro de armazenamento e um sistema de controle. Sua principal função é coletar informações sobre as condições externas em relação ao estado externo do corpo, para analisar esta informação, e para iniciar respostas apropriadas para satisfazer determinadas necessidades, a mais significativa dessas necessidades é a sobrevivência.
O sistema nervoso é composto de nervos, o cérebro e medula espinhal. Os nervos não formam um sistema único, mas vários que estão interligados. Alguns destes são fisicamente separados, enquanto outros são diferentes um do outro, em função apenas.
O cérebro e medula espinhal formam o sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico é formado por nervos que transmitem informação de volta para o cérebro, o sistema é responsável pelas funções corporais que não estão sobre controle consciente, como o batimento cardíaco ou o sistema digestivo. O bom funcionamento do sistema nervoso periférico é obtida dividindo-o em sistemas simpático e parassimpático. Estas são ações contrárias e criar um sistema de verificação e equilíbrio. O sistema nervoso utiliza impulsos eléctricos para comunicar as condições externas para o cérebro, os impulsos eléctricos viajar ao longo do comprimento dos