sistema nervoso
O sistema nervoso compreende três sistemas, definidos pela anatomia e pela função. O sistema nervoso central,SNC, está no centro da estrutura e do funcionamento do corpo. Ele é composto pelo encefálo e pela medula espinal, que se estende pelo interior medula espinal. A partir do SNC se ramificam 43 pares de nervos: 12 a partir do encéfalo e 31 a partir da madula espinal. À medida que se dividem, percorrem caminhos sinuosos entre órgãos e tecidos, e infiltram cada minúsculo recanto e abertura, eles formam uma rede do sistema nervoso periférico,SNP. O sistema nervoso central pode ser visto como o cordenador e decisor, com o SNP enviando informações como entrada sensorial e recenbendo instruções como saída motora para músculos e glândulas. O terceiro componente é o sistema nervoso autônomo,SNA. Ele tem alguns elementos localizados no SNC e compartilha alguns nervos com o sistema nervoso peroférico, tendo suas próprias cadeias nervosas ao longo da medula espinal. Sua principal função é primariamente automática por tratar com atividades como pressão sanguínea e ajuste da velocidade do batimento cardíaco, dos quais raramente temos conscieência.
NERVOS E NEURÔNIO
O encéfalo tem mais de 100bilhões de células nervosas ou neurônios, e o corpo contém milhões a mais. Feixes de fibras nervosas projetando-se de neurônios formam uma rede nervo pelo corpo todo.
ESTRUTURA DO NEURÔNIO
Os formatos e tamanhos dos corpos de neurônios variam grandemente, como também o tipo, número e comprimento das suas projeções. Os neurônios são classificados conforme o número de processos que se estendem a partir do corpo celular. Mas a maioria dos neurônios são multipolar, estão no encéfalo e medula espinal.
CÉLULAS DE SUSTENTAÇÃO As células de nervosas de sustentação, conhecidos como células glias ou neuróglia, protegem e nutrem os neurônios. Existem vários tipos de células glias. As menores são a micróglia, que destrói micro-organismos, que partículas estranhas e