Egito Antigo
Disciplina: História Geral
Série: 3º ano do Ensino Médio
HISTÓRIA GERAL
Goiânia, 08 de março de 2014.
Introdução
O EGITO ANTIGO
O Egito Antigo é localizado no nordeste da África, o Egito ficava entre o norte com o mar Mediterrâneo, ao sul com a Núbia (atual Sudão), a leste com o mar vermelho e a oeste com o deserto da Líbia. O seu território estreito e comprido dividia-se em duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito (região do rio Nilo). O vale compõe-se de uma faixa que se estende pelas margens do Nilo, com cerca de mil quilômetros de comprimento por dez de largura. Por ser uma região de clima seco e área desértica, os egípcios da região do vale souberam aproveitar as enchentes periódicas do rio Nilo para obter água e tornar a terra propícia à prática da agricultura.
No Período de Pré-Dinástica a população era organizada em nomos (comunidades primitivas) independentes da autoridade central que era chefiada pelos nomarcas. A unificação dos nomos se deu em meados do ano 3000 a.C., período em que se consolidaram a economia agrícola, a escrita e a técnica de trabalho com metais como cobre e ouro.
Foi inventada a escrita hieroglífica (caráter simbólico). Construção de grandes pirâmides Gizé. Esses monumentos, feitos com blocos de pedras sólidas, serviam de túmulos para os faraós. Tais construções exigiam avançadas técnicas de engenharia e grande quantidade de mão-de-obra.
Invasão dos povos nômades: fragmentação do poder Médio Império (c. 2040-1580 a.C.)
Durante 200 anos o Antigo Egito foi palco de guerras internas marcadas pelo confronto entre o poder central do faraó e os governantes locais – nomarcas. A partir de 2040 a.C., uma dinastia poderosa passou a governar o País iniciando o período mais glorioso do Antigo Egito: o