Conceitos de Química Analitica
Profa. Daniela Cristina de Medeiros
Aluno: Gabriel Antonio Oliveira Vaz
Atividade 2: Etapas da Análise Quantitativa
Fazer um resumo das principais etapas envolvidas em uma análise quantitativa.
Resumo: A análise quantitativa é realizada em nove etapas:
1. Seleção do método:
Representa um compromisso entre a exatidão requerida e o tempo e recursos disponíveis para a análise.
É preciso saber o nível de exatidão que se quer, o número de amostras que vai realizar a análise, o fator econômico, complexidade e componentes presentes na forma.
2. Obtenção da amostra:
A amostra pode ser difícil de ser coletada, mas mesmo assim ela deve conter todos os componentes do material amostrado. É uma das etapas mais difíceis, na qual se dedica uma atenção maior, qualquer erro final pode ser devido a essa etapa, pois é aqui na qual se tem a maior parte dos erros. A maior confiabilidade deve ser nessa etapa.
3. Processamento da amostra:
Essa etapa depende do tipo da amostra. Por exemplo, se for sólido é preciso triturar e dissolver; se for líquido tem que ser armazenadas em frascos fechados pois podem evaporar e alterar a concentração do analito; se for um gás dissolvido em líquido, tem que ser armazenado dentro de um recipiente selado para evitar a contaminação por outros gases externos. Na maioria das vezes a análise é realizada em réplicas e depois se faz uma média dos resultados, para maior confiabilidade.
4. Analisar se a amostra é solúvel ou não:
4.1. Amostra Solúvel: partir para a etapa cinco.
4.2. Amostra insolúvel: deve-se realizar a dissolução da amostra e depois partir para a etapa cinco.
5. Propriedade mensurável:
Se as características da amostra podem ser medidas, então vamos direto até a sexta etapa. Caso elas não possam ser medidas tem que realizar a mudança da forma química eliminando as interferências na amostra antes de se realizar as medidas
6. Eliminação das interferências:
Depois de se