Geriatria e Gerontologia
Geriatria é a especialidade médica que trata das doenças que estão relacionadas com a idade e indica o melhor tratamento de acordo com as necessidades do paciente, esse especialista se preocupa em prolongar a vida com saúde, pois o geriatra é capaz de avaliar, prevenir e tratar várias doenças, pois conhece várias áreas da medicina, encaminhando o paciente para um especialista se for necessário, sua especialidade é cuidar do processo de envelhecimento.
Somos considerados idosos quando atingimos os 60 anos ou mais, porém deve-se aproveitar a ciência geriátrica antes de envelhecermos e antes de estarmos doentes, realizando um “check-up geriátrico” preventivo. Envelhece bem, quem se cuida de forma preventiva, as mudanças começam a ocorrer em nosso corpo a partir dos 40 anos e essas mudanças se acentuam com o passar dos anos.
Gerontologia
Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões psicológicas, biológicas e sociais, é um campo que investiga as experiências do envelhecimento, estuda os processos associados à idade, o impacto da passagem do tempo ao longo do curso da vida, o profissional está apto para desenvolver serviços e programas educativos voltados à pessoa idosa e cuidar da sua qualidade de vida com saúde, Inclusive orientando a família e a sociedade sobre como lidar com o seu idoso, fazendo intervenções e combatendo preconceitos. Deve-se realizar uma avaliação ampla do idoso, desenvolvendo ações que visam atenção a velhice.
Envelhecimento bem sucedido
É verdade que nem todas as doenças são ainda totalmente evitáveis. Mas mesmo assim, muitas doenças dentre as mais comuns, podem ser pelo menos minimizadas. Nesse contexto, a promoção de saúde tem papel fundamental para quem deseja um envelhecimento bem sucedido. Por isso, podemos começar o acompanhamento com o médico geriatra – que também é necessariamente um bom clínico geral – desde cedo, ao redor dos quarenta anos, ou