Geriatria e gerontologia
O presente trabalho visa os aspectos éticos e legislativos respeitantes à faixa etária dos idosos.
Neste sentido, achámos importante explorar no Capítulo I e de forma sucinta o conceito de Ética e a sua importância no dia-a-dia, quando lidamos com pessoas, quer seja no trabalho ou na família. Por outro lado, tornou-se necessário introduzir o tema da Terceira Idade, procurando entender como é visto o processo de envelhecimento na sociedade actual, e os estereótipos a ele associados.
Posto isto, passou-se a uma reflexão e exposição dos problemas éticos e de cidadania, especialmente aqueles com se deparam os profissionais de saúde, nomeadamente de Geriatria.
No Capítulo 2 abordámos os aspectos legislativos, ou seja, a legislação especificamente criada a pensar nos idosos e na melhoria da sua qualidade de vida.
Por fim, e ainda no mesmo Capítulo, destacamos o papel do assistente social como promotor do conhecimento destes programas por parte dos seniores e consequente aplicação prática.
Achamos que este trabalho é absolutamente pertinente, pois permite-nos reflectir acerca do sentido ético e cívico das nossas acções, daquilo que são os nossos preconceitos, e no âmbito do trabalho do Técnico de Serviço Social, da sua prática, sensível a todos estes aspectos, porque lida com Seres Humanos, logo com a dignidade da Vida Humana.
I. Terceira Idade e aspectos éticos concernentes a esta faixa etária
I.1 – Ética: Breve abordagem conceptual
A Ética é a “Ciência que estuda as questões filosóficas da moral fundamental” (Dicionário Actual da Língua Portuguesa, 2002, p.415). Ela não deve ser confundida com a própria Moral pois, enquanto que a Ética é uma reflexão acerca do modo de agir dos indivíduos e se limita a aconselhar, deixando a escolha ao livre arbítrio de cada um, a Moral é a aplicação prática desses mesmos conselhos, através de um conjunto de princípios, normas e juízos