Sistema Nervoso
Estudos antropológicos comprovam que durante a evolução do seres vivos, os primeiros neurônios tiveram origem da parte externa do organismo, lembrando que a principal função dos neurônios é proporcionar a relação dos seres vivos com o ambiente, visando que percebemos todos os estímulos ambientais (calor, dor sensações), através das transmissões de impulsos neurais liberadas pelas sinapses para as células. Dos folhetos embrionários a origem do sistema nervoso provem do ectoderma, ele está diretamente em contato com o meio externo do organismo.
” O primeiro indício de formação do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima da notocorda, formando a chamada placa neural. Sabe-se que a formação desta placa e a subsequente formação do tubo neural tem importante papel na ação indutora da notocorda e do mesoderma. Notocordas implantadas na parede abdominal de embriões de anfíbios induzem aí a formação de tubo neural. Extirpações da notocorda ou mesoderma em embriões jovens resultaram em grandes anomalias da medula” (Dantas, H. 2011).
As Notocordas são responsáveis pela formação de tubo neural, a placa neural cresce, tomando forma e espessura adquirindo o sulco neural, na medida em que o sulco neural se encontra em formação, outras células vão se desenvolvendo formando a crista neural. O tubo neural dá origem ao sistema nervoso central e a Crista da origem ao sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central, localiza-se dentro do esqueleto axial (cavidade craniana), o sistema nervoso periférico é aquele que se localiza no esqueleto apendicular. O encéfalo, é a parte principal do sistema nervoso central, composto por cérebro, cerebelo e troco encefálico, é responsável por todo funcionamento do SNC.
O sistema nervoso se subdivide em sistema nervoso de relação,