Sistema nervoso
O sistema nervoso pode ser dividido observando os critérios anatômicos, embriológicos e funcionais, ou então uma divisão quanto à segmentação.
Divisão do Sistema Nervoso com base em critérios Anatômicos.
Essa divisão é a mais conhecida. O sistema nervoso central é aquele que se localiza dentro da cavidade craniana e do canal vertebral, ou seja, se localiza dentro do esqueleto axial, sendo representado pelo encéfalo e medula espinhal, esses dois juntos constituem neuro-eixo. No encéfalo temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. A ponte separa o bulbo do mesencéfalo e dorsalmente à ponte e ao bulbo localiza-se o cerebelo.
Já o Sistema nervoso periférico se localiza fora deste esqueleto, sendo representado pelos gânglios espinhais, nervos, e terminações nervosas. Os nervos são cordões esbranquiçados que unem o sistema nervoso central aos órgãos periféricos, se a união desses nervos se faz com o encéfalo, eles são considerados nervos cranianos, se essa união é feita com a medula eles são nervos espinhais. Nos nervos e raízes nervosas existem dilatações que são constituídas principalmente de corpos de neurônios, essas dilatações são conhecidas como gânglios. Existem gânglios sensitivos e gânglios motores.
Como é feita a divisão funcional do sistema nervoso? Divisão funcional Funcionalmente, é dividido em SN da vida de relação ou somático e SN da vida vegetativa ou visceral.
• SN da vida de relação: relacionam o organismo com o meio ambiente; apresenta aferências e eferências. As aferências levam os impulsos nervosos do receptor periférico para o SNC, informando assim, o que acontece no meio ambiente. As eferências levam aos músculos estriados esqueléticos as respostas do SNC, resultando assim, os movimentos voluntários;
• SN visceral (SNV): relaciona o SNC com as estruturas viscerais, integrando vísceras, mantendo a homeostasia. Também possui aferências e