Homofobia
Para se falar sobre a homofobia nos dias de hoje, primeiramente deve-se ter o conhecimento do significado da palavra “homofobia”.
Homofobia é um ato ou sentimento de repudio, indignação, medo, preconceito, ódio, e todos os tipos de sentimentos negativos contra a pessoa homoafetiva. Para muitos pensadores, as pessoas que possuem esse sentimento, ainda não conseguiram definir sua verdadeira opção sexual tendo duvidas e revolta, sendo assim, possuem o preconceito contra os homoafetivos que já definiram sua identidade sexual.
É interessante ressaltar que muitas vezes o preconceito surge primeiramente do próprio homoafetivo que ainda não se descobriu, e por medo de se assumir para amigos e familiares, acaba tendo esse receio contra si próprio.
Existem movimentos praticados pelo mundo inteiro contra os homoafetivos, é a chamada “homofobia institucionalizada”. Estes movimentos são incentivados muitas vezes pela cultura seguida por tal país, por religiões (principalmente a católica e protestante, judia, muçulmana e fundamentalistas) e também pelos próprios Estados.
É inacreditável que em alguns países como Irã, Mauritânia, Arábia Saudita, Sudão e Iêmen, em pleno século XXI, as pessoas praticam a pena de morte contra pessoas que tem sua opção sexual diferente da maioria. Quando não é a pena de morte, é a violência continua e descarada contra os homoafetivos.
Uma forma de amenizar esse preconceito e violência em nosso país está sendo discutida desde 2001 no Senado. Antes conhecido e chamado de PL 5003/2001, e atualmente chamado de PLC 122, o projeto de lei ainda não tem previsão para ser aprovado, contando com inúmeras intervenções de membros religiosos que escancaram ao publico sem pudor algum seu preconceito.
Enquanto isso acontece, o projeto está engavetado, e o índice de violências, tanto verbais, sociais e físicas contra as pessoas homoafetivas, continua aumentando cada dia mais em nossa