Desenvolvimento
O QUE É SOCIOLOGIA
IDEIAS DE MAX WEBER
FABIANA MAIUMI P. MUROSHIMA
1° HISTÓRIA
RIBEIRÃO PRETO – SP
2014
Trabalho orientado pela Prof. Me. Vera Helena Berti Passetto, para a disciplina de Sociologia.
CAPÍTULO TERCEIRO:
O DESENVOLVIMENTO
“[...] O desenvolvimento desta ciência tem como pano de fundo a existência de uma burguesia que se distanciara de seu projeto de igualdade e fraternidade, e que, crescentemente, se comportava no plano político de forma menos liberal e mais conservadora, utilizando intensamente os seus aparatos repressivos e ideológicos para assegurar a sua dominação. [...] a intensificação da organização política do movimento operário e a realização de revoluções socialistas em diversos países eram realidades históricas que abalavam as crenças na perfeição da civilização capitalista.”
“[...] A sociologia também, em boa medida, passou a ser empregada como técnica de manutenção das relações dominantes. As pesquisas de inúmeros sociólogos foram incorporadas à cultura e à prática das grandes empresas, do Estado moderno, dos partidos políticos, à luta cotidiana pela preservação das estruturas econômicas, políticas e culturais do capitalismo moderno. O sociólogo de nosso tempo passou a desenvolver o seu trabalho, via de regra, em complexas organizações privadas ou estatais que financiam suas atividades e estabelecem os objetivos e as finalidades da produção do conhecimento sociológico. [...] No entanto, esta sociologia de inspiração crítica foi, em grande escala, ignorada no meio acadêmico e marginalizada pelos institutos de pesquisa.”
“[...] Na verdade, a absorção do sociólogo moderno na luta pela manutenção das relações de dominação - o que acarretou a burocratização e a domesticação do seu trabalho - foi um acontecimento