Sistema Nervoso
O tecido nervoso encontra-se pelo organismo e forma uma extensa rede de comunicações, o que faz necessário seu conhecimento e compreensão dentre outros sistemas orgânicos.
O sistema nervoso se origina a partir de um folheto embrionário denominado ectoderma que dá origem aos neurônios, bem como as células de glia, responsáveis pela estrutura e nutrição do neurônio, preenchidos por uma porção de substâncias intracelulares.
Este conjunto atua diretamente na coordenação funcional tanto dos órgãos como nos demais sistemas, pois é responsável pelo armazenando informações, captação de sensações e correspondência de reações por mecanismos hormonais e motores.
O sistema nervoso é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, que untos formam sistema nervoso central (SNC), já os nervos cranianos, os nervos espinhais e os gânglios nervosos, são partes constituintes do sistema nervoso periférico, que por sua vez, se divide em: autônomo parassimpático e autônomo simpático.
O autônomo parassimpático é composto pelas as vias nervosas que contém gânglios localizados afastados do sistema nervoso central, e partem inicialmente do encéfalo ou da região sacral. Já no sistema nervoso autônomo simpático, os gânglios podem ser observados nas proximidades da medula espinhal, a partir da região torácica e lombar.
Os neurônios, que se formam a partir do ectoderma, é o principal componente do sistema nervoso, é chamada a célula neuronal, elevada especialização na recepção e condução de impulsos de natureza elétrica, se apresentando com infinita variabilidade de tamanho, forma e função.
O neurônio
O neurônio é composto por estruturas que viabilizam seu funcionamento e transmissão de estímulos nervosos, como o corpo celular, os dentritos, os axônios e os telodentros ou terminais pré simpáticos.
A estrutura de um neurônio pode ser observada a partir do corpo celular, também chamado pericário, núcleo, citoplasma e organelas, na região central de concentração