Sistema nervoso
-Medula Espinhal
A medula espinhal é uma estrutura de forma cilíndrica, especializada na condução do impulso nervoso, conectando o encéfalo com todo o corpo por meio dos nervos periféricos. Localiza-se no interior do canal vertebral, tendo como limite superior o bulbo na altura do forame magno do osso occipital e como limite inferior a primeira ou segunda vértebra lombar, onde forma um cone, cujo vértice continua num filamento meningeo fino, o filamento terminal, que em conjunto com as raízes dos últimos nervos espinhais forma a cauda eqüina.
Dois tipos de substância estão presentes na medula espinhal, a substância branca constituída de axônios, forma a parte externa da medula e a substãncia cinzenta, formada por corpos neuronais, localiza-se internamente, a branca em forma de H. Os 31 pares de nervos espinhais se conectam com a medula por meio de raízes dorsais sensitivas e raízes ventrais motoras, que emergem pelos forames de conjugação para inervar a musculatura superficial e profunda do tronco e membros. Os nervos do membro superior e inferior são formados a partir do plexo braquial e lombo-sacral que têm origem em intumescências no cordão medular, na região cervical e lombar.
Assim como o encéfalo, a medula é envolvida pelas três meninges, pia-máter, aracnóide e dura-máter. A pia-máter envolve a medula e forma o filamento terminal quando esta termina em forma de cone entre a primeira e segunda vértebra lombar. A dura-máter e a aracnóide terminam ao nível da segunda vértebra sacral formando o saco-dural. Entre esses dois