sistema nervoso
O sistema nervoso é uma complexa trama de células e fibras nervosas, cuja finalidade é tornar o organismo integrado e capaz de funcionar como um todo. O sistema nervoso ramifica-se por todo o organismo e relaciona os órgãos entre si, coordenando funções.
No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e a células da glia(ou neuroglia)
Neurônios: é a célula do sistema nervoso responsável pelo impulso nervoso. O neurônio e constituído pelas seguintes partes:
Corpo celular: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas,como mitocôndrias que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula.
Dendritos: são ramificações que saem do corpo celular, que funcionam como antenas, para captar sinais elétricos e retransmiti-los através do axônio. Axônio: é uma grande extensão do corpo celular, que conecta á outros neurônios os á células de outro tecidos, como músculos, glândulas. Em torno do axônio geralmente são formadas as “ bainha de mielina”, essa bainha faz com que transporte de impulso nervoso seja mais rápido.
Célula da glia: cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurônios. Vários tipos celulares distintos , entre eles:
Oligodendrócitos: células responsável pela produção da bainha de mielina(encontrados apenas no SNC).
Astrócitos: sustentação mais transporte de constituintes sanguíneos dos capilares para os neurônios, preencher os espaços entre os neurônios e regulam concentração de diversos substâncias como os neurotransmissores.
Micróglia: são pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. São fagociárias ,, semelhantes aos macrófagos que participam da defesa do sistema nervoso.
Sinapse Nervosa
As sinapses nervosas são os estímulos (Impulsos Nervosos) que passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores, através da fenda sináptica.
As sinapses ocorrem