sistema nervoso
Curso de Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário
Sociedade, Tecnologia e ciência
UFCD-3 Saúde, Comportamentos e instituições
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é o centro de controlo de todo o corpo. Os nervos são conjuntos de fibras nervosas, chamadas neurónios, que formam entre eles uma rede muito complexa. Os neurónios transportam sinais elétricos para o cérebro e para cada uma das partes do nosso corpo.
Os caminhos principais destes sinais são a medula espinhal que formam o sistema nervoso central (SNC), os restantes constituem o sistema nervoso periférico (SNP).
Sistema nervoso central (SNC)
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas as partes do encéfalo e da medula estão envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo, as meninges. O encéfalo, principal centro de controlo, é constituído por cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bolbo raquiano.
Encéfalo
O encéfalo é feito de milhões de células nervosas, controlando tudo o que o corpo faz, permite-nos pensar, mover, respirar e entender o mundo que nos rodeia.
O encéfalo é o órgão mais importante do sistema nervoso. Localiza-se na caixa craniana, que o protege. O encéfalo é constituído por três zonas:
Cérebro – Sede das atividades conscientes e inteligentes do homem.
Cerebelo- Está relacionado com a manutenção da postura e do equilíbrio e com a coordenação dos movimentos.
Bolbo raquidiano- O bolbo raquidiano está na base do encéfalo, ligando-o à medula espinal, controlando as ações automáticas do corpo, tais como respirar, piscar os olhos e engolir. Também controla o ritmo cardíaco, a tensão arterial e as ações que acompanham o riso e o choro. O bolbo raquidiano funciona como via de comunicação entre as mensagens vindas das outras partes do encéfalo e de toda a medula.
Espinal-medula
A espinal-medula é ligada ao Encéfalo pelo Bolbo Raquidiano e é protegida