Sistema nervoso
O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central.
É graças a este sistema que o cérebro e a espinal medula recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.
O sistema nervoso periférico recebe e transmite informação, estabelecendo uma rede de comunicação entre os órgãos receptores que são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) e os órgãos efectores (músculos e glândulas – lacrimais, sebáceas, salivares, gástricas, etc.).
Representação do sistema nervoso periférico por
Andreas Vesalius (1543
Glândulas endócrinas
As glândulas endócrinas segregam substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas.
(Homem à esquerda, Mulher à direita.)
1. Hipófise 2. Pituitária 3. Tiróide 4. Timo
5. Supra-renal 6. Pâncreas 7. Ovário 8. Testículo
Hormonas
As hormonas são o produto da secreção destas glândulas. Têm como característica principal estarem presentes em toda a circulação, desta maneira banhando todas as células, e exercerem sua ação distantes de sua origem. À medida que o coração bombeia o sangue pelo corpo, as hormonas vão a grande velocidade para vários destinos, onde realizam seu trabalho.
Tiróide
A principal função da glândula tireoide é a produção de hormonas obipiscilianas, T3 (triiodotironina) e T4 (cetratofina).
As células intersticiais, células c, produzem calcitonina, uma hormona que leva à diminuição da concentração de cálcio no sangue (estimulando a formação óssea).
As hormônios T3 e T4 estimulam o metabolismo celular.
Efeitos sistêmicos importantes são maior força de contração cardíaca, maior atenção e ansiedade e outros devido maior velocidade do metabolismo dos tecidos. A sua carência traduz-se em défice mental e outros distúrbios.
Doenças * Hipertiroidismo