Sistema nervoso
O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que origina dentro ou fora do organismo. Ao ser estimulado esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida, mesmo tendo que percorrer longas distâncias, é o tecido mais especializado do organismo.
O sistema nervoso é dividido em 2 partes: – Sistema Nervoso Central (encéfalo) – Sistema Nervoso Periférico (medula espinhal).
Neste sistema existem os neurônios se dividem em 2 grupos, são eles:
Irritabilidade = é sensível a um estímulo
Condutibilidade = capaz de originar um impulso pelo Protoplasma.
Classificação Funcional do Neurônio
• Neurônio Aferente ou Sensitivo = é o responsável por receber e reagir aos estímulos exteriores. • Neurônio Associativo ou Internuncial = encontrasse na periferia e é o responsável por interpretar e enviar os estímulos ao sistema nervoso central. • Neurônio Eferente = é o responsável por responder aos estímulos e enviar para a periferia e ocorrer a ação.
Então, é recebido pelo Aferente que reage ao estímulo e transfere para o Associativo que envia para o SNC. No central os neurônios traduzem esse estimulo e envia de volta através do SNP como resposta para ação estimulada.
CÉLULAS DA GLIA
Essas células não possuem as mesmas funções dos neurônios (irritabilidade e condutibilidade), não geram impulsos, elas apenas auxiliam a função neuronal, as células são:
• Astrócito = é uma célula estrelada, serve como sustentação, formam o “esqueleto” dentro do sistema nervoso. Produz substancia Neurotrófica, sinaliza aos neurônios que devem continuar crescendo e formar sinapses, além de fazer a nutrição pelos Pés Vasculares que formam a barreira Hematoencefálica (BHE, uma membrana constituída de células endoteliais encontradas no cérebro cuja função é prevenir substâncias químicas da corrente sanguínea para o cérebro que possa lesá-lo). Esses Pés retiram proteínas e oxigênio dos vasos