Sistema nervoso central
O presente trabalho é sobre sistema nervoso central e com base no assunto foi proposto conceitos e definições no intuito de facilitar a compreensão, fez-se breve explicação do sistema nervoso central e sua importância e foram abordadas as patologias que o acometem.
Sistema Nervoso Central- Conceito
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Definições
O Sistema Nervoso Central (SNC) é essencial para a fisiologia de todos os outros sistemas de nosso corpo, já que sem o SNC eles entrariam em colapso. Além disso, é o responsável pela interação com o meio em que vivemos, através de nossas sensações e movimentos. E obviamente é também responsável pelo nosso pensamento e inteligência; sem ele não conseguiríamos ler este texto. Assim é evidente a participação do SNC em praticamente todas nossas tarefas e atividades.
Divisões
Sistema nervoso central (SNC)
Partes:
Encéfalo e Medula espinhal
Estruturas
Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.
Encéfalo
O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.
Cérebro
O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Estes primeiros são unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituída de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regiões existem divisões de determinadas áreas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se dão aos pares (um em cada