Sistema Nervoso Central
Curso: Biomedicina
Disciplina: Anatomia Básica
Prof: Msc Carla Maria de Carvalho Leite Leal Nunes
Aluna: Brenda Yohara Santos e Silva
Resumo sobre Sistema Nervoso Central
Existem duas divisões do sistema nervoso, o central (SNC) e o periférico (SNP). O sistema nervoso central (SNC) divide-se em encéfalo e medula, tem como função a chegada e analise de informações relacionadas aos sentidos e possui um mecanismo de envio de respostas e ordens para o corpo.
O encéfalo se aloja no interior do crânio, e a medula espinal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encéfalo e a medula são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios.
O SNC possui duas substâncias: branca e cinzenta. A substância cinzenta é formada pelo corpo dos neurônios e a branca, por fibras nervosas (dentritos e axônios). Na medula espinal, a disposição das substâncias cinzenta e branca se inverte em relação ao encéfalo; a camada cinzenta é interna e a branca, externa. Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas e por membranas denominadas meninges, que ficam sob proteção esquelética.
O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. A região mais externa do cérebro é denominada córtex cerebral, rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, era denominado “substância cinzenta”. O córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação). A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a substância branca, que leva informações ao córtex, e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo.
O tronco encefálico é uma área do encéfalo que fica entre o tálamo e a medula espinhal. Possui