Sistema Nervoso Central
Em anatomia, chama-se sistema nervoso central (SNC), ou neuroeixo, ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal dos vertebrados. Forma, junto com o sistema nervoso periférico, o sistema nervoso, e tem um papel fundamental no controle do corpo.
É no SNC que chegam as informações relacionadas aos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas.
Desenvolvimento embrionário
O sistema nervoso central tem origem embrionária na placa neural, que por sua vez é uma parte especializada da ectoderme. Durante o desenvolvimento embrionário, a placa neural se dobra e forma o tubo neural. Cada região desse tubo dá origem a diferentes partes do sistema nervoso central. Os primeiros dois terços do tubo, até o quarto par de somitos, formarão posteriormente o encéfalo, enquanto o ultimo terço irá formar a medula espinal. A cavidade interna desse tubo dá origem ao sistema ventricular encefálico e ao canal central da medula espinhal1 .
Deste modo, o tubo neural diferencia-se numa parte mais caudal ou inferior, que dará origem à medula espinhal, e numa parte mais cranial ou superior. Esta parte mais superior sofre contorções e alargamentos, formando uma vesícula primitiva. É a partir desta vesícula primitiva que se diferenciam as três vesículas cerebrais:
Prosencéfalo - anteriormente; dá origem ao telencéfalo (que, por sua vez, está na origem dos hemisférios cerebrais) e ao diencéfalo (que dá origem ao tálamo e ao hipotálamo).
Mesencéfalo - medianamente; origina os pedúnculos cerebrais e a lâmina quadrigêmea.
Rombencéfalo - posteriormente; origina o metencéfalo (que, por sua vez, origina a protuberância e o cerebelo) e o mielencéfalo (que origina o bulbo raquidiano).
O encéfalo está dentro do crânio. Esse órgão é composto pelo cérebro, bulbo e cerebelo.
A medula constitui-se como a parte inferior do SNC, localizada fora da cavidade craniana. Ela é o prolongamento do bulbo que passa por dentro da