Sistema nervoso central(part 1)
O sistema nervoso controla as funções orgânicas e a integração ao meio ambiente. Ou seja, ele não só controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo como também, ao receber os devidos estímulos, é capaz de interpretá-los e desencadear respostas adequadas a eles. Muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade e muitas outras ocorrem sem que se tenha consciência delas.
O sistema nervoso é dividido em:
• Sistema nervoso central (SNC): é a porção de recepção de estímulos, de comando e desencadeadora de respostas, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, protegidos, respectivamente. pelo crânio e pela coluna vertebral. O encéfalo apresenta três partes (cérebro, cerebelo e tronco encefálico). O tronco encefálico também tem três divisões: mesencéfalo, ponte e bulbo.
• Sistema nervoso periférico (SNP): constituído pelas vias que conduzem os estímulos ao sistema nervoso central ou que levam até aos órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central, formado pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
Origem embrionária do sistema nervoso
O sistema nervoso se desenvolve a partir de células do ectoderme que,na segunda semana de gestação,formam uma superfície plana e espessa na região dorsal do embrião.Durante o desenvolvimento embrionário,a ectoderme sofre uma invaginação,dando origem a goteira neural,formando o tubo neural.Este possui uma cavidade interna cheia de liquido,o canal neural.
Em sua região anterior, o tubo neural sofre dilatação,dando origem ao encéfalo primitivo.Em sua região posterior,o tubo neural da origem a medula espinal.O canal neural persiste nos adultos correspondendo a ventrículos cerebrais,no interior do encéfalo,e ao canal do epêndimo,no interior da medula.
Durante o desenvolvimento embrionário, verifica-se que a partir da visícula única que constitui o encéfalo primitivo,são formadas de outras três vesículas:a primeira denominada