Sistema muscular
FILOSÓFICO:
Distingue-se do científico pelo objeto de investigação e método. A filosofia não é algo feito, acabado; é uma busca constante do sentido de justificação, de possibilidades, de interpretação sobre o que envolve o homem e sua existência.
É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
TEOLÓGICO:
A busca do conhecimento metafísico e teocêntrico.
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
EMPÍRICO (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)
saberes naturais, inerentes ao homem
É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.
CIENTÍFICO:
Conhecimento que se apóia na demonstração e na experimentação.
É sistema de proposições demonstradas através do método apropriado a cada área do conhecimento.
Ciência e comprovação
Nenhuma teoria pode ser provada, ela só pode ser validada (mesmo depois de vários experimentos que produzam resultados consistentes), basta um resultado contrário para derrubá-la
Conhecimento pelo qual se investiga fenômenos, causas, leis que o regem. Conhecimento Sistemático, caracterizado pelo MÉTODO.
É, portanto, o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.
Conhecimento Científico:
- É racional e objetivo. - Atém-se aos fatos. - Transcende aos fatos - É analítico. - Requer exatidão e clareza. - É comunicável. - É verificável. - Depende de investigação metódica. - Busca e aplica leis. - É explicativo.
- Pode fazer predições.
- É aberto. - É útil
A evolução da Ciência
No